As postagens mais populares

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Com medo de uma debandada de indústrias japonesas, Governo muda projeto de lei

Desde que saiu uma nota em dezembro do ano passado, sobre as mudanças que o Governo faria nas leis do contrato entre empreiteiras e trabalhadores no ipcdigital.com, só se ouvia falar sobre os palpites em tom de vitória de que a era das empreiteiras estavam chegando ao fim.
Sempre que me perguntavam sobre o que eu achava que iria acontecer, eu notava a reação de contrariedade nas faces das pessoas, como se eu estivesse torcendo contra ou fizesse parte do time oposto ao dar o meu parecer.
A minha resposta está aí... não muito diferente da nota publicada na edição número 222 da revista alternativa de 14 de janeiro de 2010.
Mesmo que o procedimento dessas mudanças tão "esperadas" acontecesse, seria como eu dizia: "O Governo estaria fechando o cerco apenas para as empreiteiras que não passam de apenas "hospedeiras", deixando as fábricas que são as que mais tem o interesse de "usufruírem" da mão de obra desses hóspedes"
E sendo assim, na minha opinião, se por um lado eu achava muito difícil as empreiteiras sumirem do mapa, por outro lado se realmente chegasse ao fim, a situação para os trabalhadores brasileiros ficaria muito mais difícil do que já está. Muitíssimo poucos seriam os que realmente conseguiriam se beneficiar com essas mudanças, já que as fábricas podem também procurarem outras alternativas.
Não é preciso torcer contra ou estar no time oposto, para "adivinhar" a extensão dos resultados sobre tais mudanças... basta observar os motivos, os interesses e os últimos acontecimentos aos olhos da realidade do dia a dia e não aos olhos de indignação ou desejo pelo idealismo.

2 comentários:

  1. Nao ha como negar... de uma forma ou de outra as empreiteiras ainda eh um mal necessario, tanto para os trabalhadores brasileiros, qnto para os interesses do Governo.

    ResponderExcluir
  2. O desejo pessoal é uma coisa ...
    A realidade da macro economia é outra coisa !
    E o fluxo da economia internacional muito mais !

    ResponderExcluir

Esteja à vontade para comentar e até mesmo dar uma bronca! ^_^

free counters