As postagens mais populares

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sindicalistas no Japão, realidade ou fantasia?

Devido ao que ando lendo nas postagens e comentários do Blog Pequenas Cousas do Japão , e como este blog é justamente para comentar sobre o que vejo , antes de prosseguir para o que seria o próximo assunto nas minhas postagens, resolvi por publicar mais uma referente aos Sindicalistas Brasileiros no Japão e dedicar assim esta postagem aos 2 últimos anônimos, tanto o que elogiou quanto ao que me criticou em seus comentários na referida postagem. Quem de vocês aqui nunca fez ou pelo menos conhece inúmeras pessoas que já fizeram ou ainda fazem as seguintes colocações:

1- Dizer que o Japão vai deixar de contratar trabalhadores Brasileiros por causa das manifestações é apenas para que os Brasileiros não saiam às ruas em busca pelos seus direitos... Os Brasileiros trabalham muito melhor que Chineses, Filipinos ou Tailandeses...


Pois bem... parece que as estatísticas não condizem com essas afirmações, ou melhor dizendo... essas estatísticas afirmam que quem faz uso dessa frase é justamente para fazer com que os Brasileiros saiam às ruas... Para quem entende o japonês, basta acessar aqui para obter os números das estatísticas diretamente da fonte.

2- A hora de pressionar o Japão para os direitos dos trabalhadores é essa! (período dos primeiros sinais da crise e fase crítica da crise)

                                         auxílio de retorno- kikoku shien/ março de 2009
Esse tipo de frase foi muito usado pelos sindicalistas e trabalhadores sindicalizados para justificarem suas manifestações, greves e piquetes nas portas das fábricas. Lembro-me que a faísca dada nessa palha que se alastrou, foi a repercussão e cobertura feita pela mídia brasileira no caso dos trabalhadores da fábrica Hikari Seiko.
Brasileiros em Mie lutam por melhores condições de trabalho setembro de 2008
Funcionários Brasileiros de Mie fazem terceira paralização outubro de 2008
Sindicatos de várias regiões participam de manifestações em Mie outubro de 2008
Trabalhadores fazem manifestos na fábrica de Kubota em Osaka outubro de 2008
Brasileiros demitidos tentam entrar à força na fábrica em Kosai fevereiro de 2009
Demitidos da Hikari Seiko fazem passeata em Kuwana abril de 2009
Uma pena que tenham apagado todos os comentários feitos por leitores e até mesmo comentários dos próprios integrantes das manifestações na época... eu deveria ter arquivado as imagens... tinha muitas coisas escritas que ninguém prestou atenção ou não deram valor na época, mas acredito que se lessem esses comentários hoje, veriam muitas coisas por outros olhos... Mais lamentável do que se ter os comentários apagados ou bloqueados, é não fazerem a matéria completa mostrando que fim isso tudo resultou...
Como estão esses trabalhadores sindicalizados hoje?
Onde vivem, ondem trabalham, quais direitos se conquistou?
E como estão os demais trabalhadores que não participaram?
Sofreram consequencias, estão trabalhando no mesmo local?
"Este foi um ato histórico, pois nunca no Japão se tentou a reintegração à força de um demitido ao quadro de funcionários", disse Francisco Freitas
Companheiros e companheiras, A UNIÃO faz a força!
... ou seria Companheiros e companheiras, A união eu tento À FORÇA?

3- Japão abriu as portas para os trabalhadores Brasileiros quando precisou e agora com a crise está fazendo de tudo para expulsa-los... Quando a mão de obra estava em falta, a exigência do idioma não era necessária....
  O mesmo ocorreu com as vagas de trabalho em algumas fábricas nessas regiões... onde notei um aumento de outras nacionalidades (que recebem um salário bem menor que nós Brasileiros), mas quando eu citava sobre isso, as respostas sempre vinham "que isso era terrorismo para que as pessoas não saíssem às ruas" ,mas agora estranhamente muitos adimitem esse aumento no número de outras nacionalidades trabalhando em fábrica, desde que atribuam a culpa na crise.
Ok.
Agora temos essas mudanças na política migratória para também associarem à crise... Sendo que o Ministério da Justiça já vinha estudando essas mudanças desde os surgimentos dos primeiros problemas que envolvem os dekasseguis Brasileiros (criminalidade, trabalho e problemas sociais gerados pelo desentendimento do idioma).
Para quem não leu ou para refrescar a memória dos esquecidos, aqui está a notícia divulgada em nossa querida língua materna:
"Já a proposta da equipe de estudos do Ministério da Justiça é de selecionar a entrada deles, além de acabar com o visto especial para nikkeis." junho de 2006.
Reparem que o conteúdo das pautas não estão diferentes das divulgada neste mesmo site de notícias em janeiro deste ano de 2010 mas que infelizmente também continua apenas sobre projetos, sem nenhuma definição se entrará e quando entrará em vigor... acredito que se tivessem feito isso já nos primeiros anos em que surgiram essas propostas, não podemos dizer que muitos problemas enfrentados pela crise teriam sido evitados mas ao menos amenizados.
O engraçado é que tudo parece serem medidas que se não for para ajudar os Brasileiros aqui no Japão, ao menos são estudadas e criadas para atender as reclamações feita pelos mesmos... vide caso da ajuda de retorno, após a "barulhenta", porém organizada passeata (como foi publicado neste site ), cobrando atitudes do Governo em relação aqueles que perderam seus empregos.
O que soa mais engraçado ainda, é que são aqueles que gritam e exigem do Governo por direitos iguais, sem pesar as consequencias e medir suas atitudes, são os que mais reclamam sobre tais medidas associando-as como medidas provenientes da crise ou puro descaso ou xenofobismo do Japão... talvez para não ter de adimitir, que para quem é temporário, que nunca se interessou em aprender o idioma e costumes locais, nunca procurou vencer os tabus se integrando e participando da sociedade Japonesa se fechando nos guetos... esses "temporários", tinham muito mais vantagens de serem tratados como sempre agiram, do que terão agora com seus Direitos e principalmente os Deveres iguais!
Como sempre digo e digo porque eu nunca vi acontecer diferente: "Junto com os direitos vem os deveres e quanto mais direitos se é exigido, mais obrigações é surgida tbm"

4- Pelo menos eu faço alguma coisa e dou a minha cara à tapas. E você o que faz? Qual o seu ofício?
  Será que para termos e podermos expressar nossos pontos de vista e que seja considerado de valor social, será que precisamos dar a cara à tapas também?
Eu como milhares de outros trabalhadores que aqui estão incógnitos, somos apenas gentalhas?
Será que não fazemos parte da comunidade que tanto falam representarem, mas não as ouvem, porque não temos cargos políticos, não temos ofícios, não somos representantes de ONG, não recebemos doações, não temos diplomas, não falamos e nem escrevemos bonito, não atuamos como heróis, não temos títulos de Maria de Calcuta?
E onde caberia a prática dos "direitos iguais" sendo assim?
Onde está o Comunismo a Ditadura e onde está a Democracia e a Liberdade?
E se eu não sou nada disso, qual seria o problema de me expressar se não ocupo nenhum cargo; não tenho poderes de impedir ninguém, não ganho nem um tostão, se eu não apareço tbm não ganho nenhuma fama... então qual o problema de eu me expressar e querer saber o que outros pensam?
Porque não ajudar a sanar os meus pontos de vista que consideram equivocados ao invés de me cobrarem o cargo, famas e posições que os outros tem e que estes sim é que deveriam ser cobrados comprovantes mostrando competências, dando jus ao cargo que ocupam...
Ou tudo realmente não passa de interesses políticos...?
e a comunidade como fica??
É por essas e outras que cada vez fico certa de que tudo acaba se tornando, manipulação de muitos para interesses de poucos, onde hà muito mais a satisfação, realização e interesses pessoais do que o bem estar de "toda" a comunidade...
E é por essas e outras, que hoje eu resolvo terminar esta postagem com a reflexão dos macacos e a banana
                                         Reflexão: As bananas publicada pela revista Boa dica edição 39
Se não sou ninguém importante, que não tenho tanta cultura e que talvez até esteja equivocada em algumas visões...
....é justamente com esse direito e meios que eu tenho de questionar e expressar, que eu procuro não repetir os mesmos bordões ditos por aí, deixando para que outros raciocinem e tomem decisões que possam afetar direta ou indiretamente não só a minha vida como a vida de todos da comunidade Brasileira no Japão...
Como bem corrigiu o Nanashi: "Ação é o que muda a história... tanto para o bem ou para o mal" da mesma forma que bancar um "ato heróico" não significa um ter conseguido um "feito heróico".

3 comentários:

  1. Carla

    Nao tem muito a ver com essa materia,mas nao sei se vc viu no Brasil fureai,uma reportagem q diz q tem brasileiros q deixam os pais "ilhados" e sem alimentacao.

    Isso e uma coisa q acontece muito entre japoneses tambem.

    Como vc disse,poucos sao os dekasseguis q se interessam na cultura e sociedase japonesa,mas por q esse lado da sociedade,eles copiam,,,

    Triste....

    ResponderExcluir
  2. Desculpe por nao ter colocado nome da outra vez, mas uma coisa queria deixar em aberto para que vcs pesquisem. um dos motivos de "trocarem" os brasileiros pelos asiaticos, (pode ate ser pelo baixo custo) e que se repararem bem, muitos brasileiros comecaram a nao dar valor aos empregos, esqueceram que sao dekasseguis no japao, enfim faltavam muito, entravam em um emprego logo abandonavam por nao aguentar e querer um mais facil e assim por diante. no comeco todos batalhavam muito, por isto nao era exigido ate mesmo a compreenssao da lingua japonessa, mas os tempos mudaram, e hoje os asiaticos sao iguais aos primeiros brasileiros dekasseguis, nao faltam, nao atrasam e tentam batalhar do jeito deles. ta certo que muito nao dao conta como os brasileiros, mas estao na batalha. e para muitas empresas so o fato de nao faltarem, nao atrasarem e nao ficarem mudando de emprego a toda hora sem dar aviso ja e um alivio.

    ResponderExcluir
  3. http://pequenascousas.com/

    Mafia dos dekasseguis fracassados agindo

    ResponderExcluir

Esteja à vontade para comentar e até mesmo dar uma bronca! ^_^

free counters