As postagens mais populares

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sindicalistas Brasileiros no Japão


Estava lendo um jornal de mídia brasileira da edição de 30 de janeiro deste ano e me surpreendi com os destaques dado ao Sindicato dos trabalhadores, onde temos uma página inteira contendo uma entrevista com um Senhor da Confederação Sindical Nacional (Zenroren) e em outra página desta mesma edição, citando o aumento dos Brasileiros se sindicalizando no ano de 2009.
Eu digo que me surpreendi, porque depois dessa enfadonha crise economica que afetou principalmente os dekasseguis Brasileiros aqui no Japão, pensei que muitos tivessem percebido os efeitos e desistido desse idealismo sobre um Japão mais justo com a classe operária (e estrangeira)... idealismo que nem mesmo em nosso próprio país conseguimos ter e que talvez, muitos nem precisariam vir aqui trocando a amada terra por outra que tão duramente não gostam e criticam.
Eu me lembro que após o surgimento das primeiras passeatas ocorridas por grupos de Brasileiros Sindicalizados, eu não era a única a pensar que estariam... vamos assim dizer... "cavando a própria cova"
Entendo a vontade das pessoas de lutarem pelo idealismo, "temos o direito" as pessoas gritam... mas ainda assim não consigo entender o que e no quê essas "revoluções pelos direitos" melhoraram a vida do dekassegui aqui no Japão e diante de tantos fatos e mudanças (que não foram para melhores), vejo que o termo sobre "cavarem a própria cova" não estava tão errado assim.
Depois de tantos anos, o que será que mudou para que surgisse essa vontade de se colocarem com tanta hostilidade não só com as fábricas que os empregaram, mas também com o Governo que os abriu a porta? As únicas mudanças que consigo avistar até agora, foram as mudanças provocadas por pessoas que tiveram e promoveram a idéia de se manifestarem com essa hostilidade aqui no Japão com uma das primeiras reclamações referente ao direito de inclusão para o Shakai Hoken e onde tivemos uma das primeiras reduções salariais. Inicialmente apenas algumas empreiteiras fizerem a implementação do Shakai Hoken no salário do trabalhador Brasileiro e muita gente descontente com o saldo final, reclamou dos descontos com o Shakai e o Nenkin implementados no salário e nisso fazendo com que muitas voltassem ao antigo sistema antes que os trabalhadores debandassem para outras "rivais" empreiteiras, mas devido a uma crise (menos enfadonha) da época, o salário permaneceu com o valor defasado.
À partir daí, uma onda de "publicidade" sindicalista foi se espalhando pelo Japão inteiro, incialmente no boca à boca e hoje em dia temos até ajuda "publicitaria" da mídia Brasileira aqui no Japão. Eu digo "publicitaria" porque eu penso que trabalhar com jornalismo é cobrir a notícia do início ao fim, ou seja, que divulgassem os finais dos casos, mesmo que estes não tivessem um final feliz ou até mesmo para explicar que os casos foram largados ao meio sem ter final nenhum, ao invés de darem ênfase nesses idealismos apenas divulgando os primeiros atos dessas ações sindicalistas como heróis.
Desde então a comunidade Brasileira tem se tornado um caos e um inferno! É muito comum ouvir dekasseguis Brasileiros suspirarem pelos tempos do início da era dekassegui, onde esbarrar com um Brasileiro na rua era motivo de alegrias; onde éramos considerados trabalhadores corajosos e esforçados; época em que algumas fábricas reconheciam o esforço do Brasileiro e agradeciam fazendo churrascos de confraternização, prêmios e até pequenas quantias de bônus junto aos japoneses.... japoneses estes que tinham receio de nós estrangeiros sim, mas não por racismo e sim por não conhecerem e não estarem acostumados a lidarem com estrangeiros vindos da América Latina e que mesmo assim, ainda existia a curiosidade que os moviam para nos conhecer melhor.
E hoje eu me pergunto: "Será que o movimento Sindicalista não tem a sua parcela de culpa nas mudanças desse velho e "bom" tempo?"
E quem sabe não terá a sua parcela de culpa também nas próximas mudanças que estão por vir?
Diante de tantos acontecimentos e infinitas reclamações, eu tenho a impressão que os trabalhadores Brasileiros estão sendo marionetes tanto nas mãos dos Sindicalistas Japoneses, quanto nas mãos dos Sindicalistas Brasileiros.

Sindicalistas Japoneses
Entramos em um país que já havia seus problemas trabalhistas, tanto que esses sindicatos já existiam e acho estranho só agora eles surgirem do nada para dar apoio a comunidade Brasileira.... Algo me diz que os dekasseguis Brasileiros foram a solução que o Governo buscou para esses problemas trabalhistas com os trabalhadores Japoneses.
Sabe aquele ditado? Se não pode lutar contra, junte-se a ele?
É mais ou menos o que esses Sindicalistas Japoneses estão fazendo, neste caso, unindo-se com a comunidade Brasileira para que a comunidade não se torne um ponto final em suas reivindicações feita ao Governo e Indústrias, mas movendo a comunidade Brasileira para o mesmo problema podem continuar a pressionar o Governo e a as Indústrias.
Esse país não é nosso. Apesar da descendência, não somos Japoneses e eu acho um perigo continuar entrando nessa briga, porque assim como servimos para tentar solucionar esses problemas entre eles, os Asiáticos podem vir a servir como solução para os transtornos que estamos causando ao Governo e Indústrias e por mais que essas reivindicações tragam algum resultado, o efeito será mais para os Japoneses, não acredito muito que se expandirá aos estrangeiros e além do mais, se resolvido as reivindicações dos trabalhadores Japoneses, qual preferência (ou serventia) terá os trabalhadores brasileiros não qualificados e anafalbetos no idioma do país?
Não se iludam pensando que por terem o apoio de Sindicalistas Japoneses agora, que terão este mesmo apoio após eles conseguirem alcançar seus objetivos e muito menos pensem que o Japão continuará sendo o paraíso das mordomias para os dekasseguis Brasileiros, pois como este Sindicalista Japonês mesmo disse em entrevista ao jornal:
"Como recomendado pelo Governo e por vários especialistas, investir no aprendizado do idioma japonês e na capacitação profissional já é o primeiro passo... ...O japonês não deveria ser só uma condição essencial para a contratação, como também para a obtenção do visto... "
Será que todos que saem às ruas gritando em protestos por igualdades, realmente estão aptos para estarem iguais tanto nos "direitos" como nos "deveres"?

Sindicalistas Brasileiros
Eu acho incrível os efeitos e a proporção desses batidos chavões propagadas por esses senhores Sindicalistas e que acabou transformando o dekassegui Brasileiro em coitados escravos explorados pelo Japão.
Após esses chavões com direitos à discursos de companheiros e companheiras, parece que passou uma onda de lavagem cerebral nos trabalhadores Brasileiros aqui no Japão, que se muitos já estavam se perdendo dos seus iniciais objetivos ao pisar nesta terra, se perderam muito mais após o surgimento do Sindicalismo. E não só é visível como é gritante essa lavagem, pois a maioria de seus seguidores (direta ou indiretamente), repetem por aí a toda hora e em qualquer situação, os mesmos chavões ditos por estes senhores sindicalistas, sem ao menos entender o que repetem, o que acontece ao seu redor e as consequencias que tais repetições podem trazer.
Meu conceito por estes senhore Sindicalistas Brasileiros, que antes era de serem apenas inocentes idealistas, mas após tomar o conhecimento de algumas instruções que passaram sobre alguns casos trabalhistas e após passar a observar tanto como estes senhores como seus seguidores se comportam, meu conceito caiu para verdadeiros oportunistas!
Da mesma forma como acho estranho só agora os Sindicalistas Japoneses acolherem os trabalhadores Brasileiros, eu acho estranho essas pessoas que trabalharam de 5 à 10 anos no mesmo lugar só acionarem o Sindicato para reclamar de exploração e ver "seus direitos" somente quando ocorre a dispensa. Isso para mim soa mais como "oportunismo" do que "lutar pelos direitos".
Venhamos e convenhamos que quem realmente está atrás do que é certo, não anda e muito menos permanece andando pelo torto por vários anos para reclamar só no final da passagem que o que ele quer, é o que é certo!
E o tiro do "tudo ou nada" é dado e protegido pela mais perfeita camisa chamada "luta pelos direitos", onde os nobres cavalheiros que se posicionam e auto-titulam como "liderança legítima do movimento dekassegui" aproveitam para crescer em cima dos pobres "coitados e explorados" que estes, se aproveitam dessa "liderança legítima do movimento dekassegui" para tentar tirar ao menos, uns últimos vinténs do eldorado Japão.

Puxa-saco de Japa
Falar abertamente sobre alguns assuntos, parece ser de praxe virar motivo da pessoa ser taxada por baba-ovo, puxa-saco,tapete de japas, alienado entre outros... Motivos que aliás; reparem foram sugirdas após essas "revoluções".
Onde aprender o idioma do local, se torna sinônimo de desnecessário e até mesmo inútel, pelas exigências por "direitos"
Onde aprender, entender e respeitar a cultura do local se torna sinônimo de baba-ovo, capacho de japas, pelo "orgulho de ser Brasileiro"
Onde se esforçar, se capacitar e merecer é querer se achar japonês, na linguagem desses mesmos que gritam por "igualdade" mas nada fazem
Esses nobres senhores que chamam de nazifascista ou gentalhas às pessoas que não concordam, questionam ou cobram pelos seus feitos e desfeitos, eu particularmente, não os vejo como "legítimos líderes do movimento dekassegui. Mas os vejo como "típicos sindicalistas" que coagem e manipulam as pessoas com estes tipos de pensamentos, não só colocando Brasileiros contra Japoneses, mas Brasileiros contra Brasileiros!
Não são os que se opõem a compartilhar de suas manifestações que atrasam a Revolução dos trabalhadores Brasileiros, mas são os próprios nobres cavalheiros dessa liderança que com suas inquestionáveis condutas e acusações, atrasam a Evolução do trabalhador Brasileiro no Japão.


E vamos batucando nas ruas, mostrando que somos e agimos como Orgulhosos Brasileiros, mas no fundo, queremos ser tratados igual Japas..... ops! .... queremos os direitos iguais aos japoneses!

7 comentários:

  1. Por q os dekasseguis se manifestam so agora q foram dispensados,ate entendo um pouco.

    Acho q nao sabiam se estavam fazendo algo legal(dentro da lei ou nao)e para eles,se o dinheiro entrar tudo bem.Entao,seria melhor ficar quieto e receber o dinheiro,do q agitar e ser cortado ou ter o Salario diminuido.

    Eu sinceramente nao acho q o dekassegui tem q respeitar e obedecer tudo no japao.Mas ao minimo,tem q se comunicar com a populacao local,para entender por q eles fazem isso.Se apos fizer isso,e ele tiver sua razao para nao concordar,nao vejo problema.

    Mas nem isso os dekasseguis fazem...Triste...

    ResponderExcluir
  2. Nanashi,
    Essa de não saber da ilegalidade não cola mais... a quantos anos vem agitando esses Sindicalistas?
    Concordo com o que você diz sobre:
    "para eles,se o dinheiro entrar tudo bem.Entao,seria melhor ficar quieto e receber o dinheiro,do q agitar e ser cortado ou ter o Salario diminuido."
    Mas então você não concorda que eles foram coniventes com a situação mesmo irregular só porque o dinheiro entrava e só reclamar disso após ocorrer a dispensa não os torna mais pobre coitados e explorados como se colocam, mas sim oportunista?
    Também não acho que Brasileiro deve abaixar a cabeça para tudo aqui no Japão... mas como você mesmo mais uma vez escreveu:
    "Mas ao minimo,tem q se comunicar com a populacao local,para entender por q eles fazem isso.Se apos fizer isso,e ele tiver sua razao para nao concordar,nao vejo problema.
    Mas nem isso os dekasseguis fazem...Triste..."
    E é esta a minha visão crítica aqui.
    Não existiu "Se após fizerem isso", já foram logo discordando, cobrando e agora hostilizando por algo que eles também nem se mexeram para fazerem as suas partes.
    E na minha visão, o papel desses Sindicalistas, contribui muito para isso. Ele está sempre presente para discordar, cobrar e hostilizar, pulando a etapa do "após fizerem isso", usando as vias de direitos, resultando o que escrevi no final da postagem...
    "Não são os que se opõem a compartilhar de suas manifestações que atrasam a Revolução dos trabalhadores Brasileiros, mas são os próprios nobres cavalheiros dessa liderança que com suas inquestionáveis condutas e acusações, atrasam a Evolução do trabalhador Brasileiro no Japão."
    Obrigada pelo seu comentário e espero poder estar vendo sempre os seus pontos de vista por aqui em minhas postagens!

    ResponderExcluir
  3. Deculpe,nao comentei sobre sindicalistas...

    Eu nao tenho uma imagem muito boa de lideres sindicalistas no Brasil.Lembro q fui ajudar um,pensando q poderia ajudar a sociedade,mas esse lider mesmo falou q estava interessado no dinheiro...

    ResponderExcluir
  4. Carla, primeiramente, parabens pelo seu blog este blog e o pequenas cousa sao otimos.
    antes de mais nada, e uma pena que o brasileiro tem memoria curta, pois, hoje a maioria de ter la seus 35 a 40 anos e deveria lembrar oque o nosso atual presidente causou nos tempos em que era sindicalista. Morei na regiao do ABC paulista, cresci la, vi muitos amigos meus passando fome e necessidade por causa dos movimentos grevistas que na epoca o Sr. Lula encabecou, tinha na epoca entre 10 a 12 anos de idade e tenho isto na cabeca ate hj, pena que muitos nao se lembrem ou nao tenham tido noticias destes fatos, pois na epoca nao tinhamos esta internet que hj nos deixa informado de tudo quase que instantaneamente.
    E muito triste ver este pessoal indo atras desta malha de japoneses e brasileiros que so fazem barulho, esquecendo que no fim os sindicalistas japoneses nao estao nem passarao pelas necessidades e durezas que passaram muitos de nossos conterraneos, sendo que a maioria sem culpa e sem agitacao.
    obrigado por deixar fazer um comentario em seu valioso blog, espero que continue assim, pois na minha visao ja e um sucesso falando muitas verdades, que infelismente os que deveriam ler muitas vezes nao lem por nao ter coragem de encarar a verdade de frente.

    ResponderExcluir
  5. Pergunto a vc, Carla, qual seu ofício aqui no Japão? Além de divagar suas calorosas criticas àqueles que estão supostamente lutando contra, o que vc faz em pro da melhoria da situação do dekassegui? Escrever palavras enredadas pode persuadir quem é desprovido de cultura, por isso espero que vc entenda o que quero expor. Ação é o que muda a história... Abraços

    ResponderExcluir
  6. ↑Anonimo,vc esqueceu uma coisa

    "Ação é o que muda a história... tanto para o bem ou para o mal"

    ResponderExcluir
  7. bem eu trabalho a dez anos no japao e ja fui shain uma vez e estou apto a dizer que os brasileiro comecaram a correr atraz de seus direito porque houve uma reducao significativa do salario pelo motivo da crise fora o shakai que gera um bom desconto no pagamento e ainda por cima aumento do combustivel e ano que vem o aumento do imposto
    os brasileiro desconhecem de tantos beneficios que os shain recebem como auxilio transporte auxilio aluguel desconto no bento da firma ferias remunerada fora o bonus do shain que saoelhores que os dos extragerios

    ResponderExcluir

Esteja à vontade para comentar e até mesmo dar uma bronca! ^_^

free counters